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Higiene Ocupacional PPRA

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é uma legislação federal, especialmente a Norma Regulamentadora NR-9, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 1994, com o objetivo de estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

O PPRA identifica, avalia e controla os riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho, estabelecendo medidas preventivas para proteger a saúde dos colaboradores.

PCA - Programa de Conservação Auditiva

O Programa de Conservação Auditiva (PCA) é um conjunto de medidas desenvolvidas com o objetivo de prevenir a instalação ou evolução de perdas de audição. O controle é realizado por Exames Audiométricos periódicos em cabines especiais por profissional especializado (Fonoaudiólogo). É regulamentado pela NR-9.

O programa inclui avaliações periódicas, uso de EPIs adequados e medidas de controle de ruído no ambiente de trabalho.

PPR - Programa de Proteção Respiratória

O Programa de Proteção Respiratória (PPR) estabelece medidas para proteção dos trabalhadores expostos a agentes químicos, biológicos ou físicos que possam comprometer o sistema respiratório. Inclui seleção, uso e manutenção adequada de equipamentos de proteção respiratória.

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário: Documento histórico-laboral instituído pelo INSS, contendo informações detalhadas sobre as atividades do colaborador, exposição a agentes nocivos à saúde e outras informações administrativas. É obrigatório na saída de um funcionário da empresa.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional: Norma Regulamentadora NR-7, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 1994, com o objetivo de identificar precocemente qualquer desvio que possa comprometer a saúde dos trabalhadores através de exames médicos periódicos.